Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostram que os principais tipos de câncer em mulheres no Brasil são os de mama, cólon e reto e de útero. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mais frequente em todo o mundo é o câncer de colo de útero. Ele é o quarto tipo mais frequente em mulheres, onde quase 100% dos casos são decorrentes do Papiloma Vírus Humano (HPV).
Ultrassom Pélvico
Exame não invasivo que possibilita ver útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários. Geralmente é indicada a realização desde a primeira menstruação, pois garante que não existam complicações. Também é possível realizar o ultrassom transvaginal, exame que permite visualizar as mesmas estruturas de forma interna.
Papanicolau
Neste exame é possível identificar diversas doenças, como, por exemplo, Clamídia, Sífilis, Gonorreia, HPV, Candidíase, Tricomoníase e, também, detectar a presença de nódulos ou cistos. A realização desse exame é necessária para mulheres que iniciaram sua vida sexual, principalmente as que possuem entre 25 e 59 anos.
Mamografia e Ultrassom das Mamas
É solicitado para mulheres a partir dos 40 anos, ou que tenham casos de câncer de mama na família. Ele detecta possíveis nódulos ou cistos. Para mulheres com menos de 40 anos, é indicado o ultrassom das mamas, e caso haja alguma alteração, é necessária a realização da mamografia.
Exame de sangue
O exame de Painel HPV do ID8 faz a detecção do HPV e genotipa 35 tipos do vírus, informando se é de alto ou baixo risco e qual é o genótipo específico, dando a oportunidade do médico realizar um tratamento com maior direcionamento e aumentar as chances de um diagnóstico precoce de um possível câncer.