fbpx

ISTs

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar desde simples infecções do trato geniturinário até infertilidade, parto prematuro, má-formação congênita e infecções em neonatos. Além disso, uma IST pode desencadear complicações neurológicas graves, sobretudo em crianças, idosos e imunossuprimidos.

  • As ISTs mais comuns são: tricomoníase, clamídia, gonorreia, sífilis;
  • Diariamente, surgem 1 milhão de novos casos IST no mundo entre pessoas de 15 a 49 anos, segundo a OMS;
  • Desde 2016, a Sífilis foi reconhecida como epidemia no Brasil e, desde então, o número de casos aumenta a cada ano.

HPV

O diagnóstico do HPV deve ir além do olhar clínico. Mesmo que algumas lesões sejam assintomáticas e transitórias, algumas pessoas podem desenvolver lesões precursoras, como é o caso do câncer do colo do útero. A doença é a principal causa de morbidade e mortalidade na população feminina em todo mundo, embora possa ser curado se detectado precocemente.

Apesar de o HPV ser mais associado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero, pelo menos 13 tipos de HPV têm potencial oncogênico e podem levar, também, a cânceres de pênis, ânus, boca e garganta.

Desta forma, é fundamental detectar se o paciente tem o vírus HPV até mesmo em casos assintomáticos. O diagnóstico molecular permite a identificação e genotipagem do vírus, indicando qual o tipo presente e se é de alto ou baixo risco oncogênico.

Com o auxílio do exame molecular, é possível direcionar o tratamento mais adequado para cada paciente, evitando a disseminação do vírus e suas lesões permanentes.

SOLUÇÕES EM DIAGNÓSTICO MOLECULAR

O diagnóstico preciso dessas infecções é fundamental porque auxilia na definição de qual o melhor tratamento, antiviral ou antimicrobiano específico. Pode-se, também, tomar as medidas de precaução para a prevenção da sua transmissão, seja por via sexual ou vertical (da gestante para o bebê).

O iD8 Inovação em Diagnóstico oferece as seguintes soluções:

Painel ISTs Plus

11 patógenos, incluindo treponema

Painel HPV

Detecção e genotipagem – 35 genótipos

Painel ISTs Start

Detecção de 7 patógenos

Patógeno identificados

O que pode causar?

Chlamydia trachomatis
A Clamídia atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares. A clamídia pode levar à infertilidade masculina e feminina.
Haemophilus ducreyi

Esta bactéria causa o cancroide ou cancro mole, uma infecção da pele ou das mucosas genitais caracterizada por pápulas, úlceras dolorosas e aumento dos linfonodos inguinais, provocando supuração.

Mycoplasma genitalium e Mycoplasma hominis

Esta bactéria sexualmente transmissível pode infectar o sistema reprodutor feminino e masculino e causar inflamação persistente no útero e na uretra, no caso dos homens, levando a infertilidade.

Neisseria gonorrhoeae

A Gonorreia, também chamada de blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, pingadeira, entre outros, infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo. Esta bactéria também pode infectar o revestimento do colo do útero, e a prática de sexo anal e oral pode levá-la para a região do reto e da garganta.

Treponema pallidum

A sífilis é transmitida sexualmente, mas também ser transmitida verticalmente, de mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

Trichomonas vaginalis

Tricomoníase é uma infecção da vagina ou do trato genital masculino causada. Pode ser assintomática ou produzir uretrite, vaginite ou, ocasionalmente, cistite, epididimite ou prostatite.

Ureaplasma parvum, Ureaplasma urealyticum

Nos homens causam prostatite e nas mulheres cervicovaginites e doença inflamatória pélvica. Além disso, também causam repetição de aborto, parto prematuro, pneumonia em recém-nascidos e infertilidade.

Vírus Herpes simplex 1 (HSV1) e Vírus Herpes simplex 2 (HSV2)

Causam bolhas dolorosas na região genital. Nas pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido, as reincidências de herpes genital ou oral podem provocar ulcerações progressivas.

Com o laboratório ID8 é possível realizar a identificação de todos os patógenos citados acima com rapidez e precisão. Conheça nossas soluções:

Exames

  • Painel IST PLUS – 11 patógenos (com Treponema)
  • Painel IST START- 7 patógenos

Amostras

  • Urina, citologia líquida ou swabs uretral, endocervical, anal e de garganta.
  • Urina, swab urogenital, endocervical e retal
| NEWSLETTER

Fique por dentro e receba
as nossas novidades

Disponível de segunda à sexta, das 9h às 22h e sábado das 12h30 às 20h