fbpx

Infecção por Citomegalovírus é a causa de complicações em pacientes

O citomegalovírus (CMV) é o maior membro da família de vírus Herpesviridae e infecta quase todos os seres humanos em algum momento da sua vida. Acredita-se que mais de 80% da população já teve contato com o vírus.

Na maioria dos casos a infecção por CMV apresenta-se assintomática e raramente causa doenças em indivíduos imunocompetentes. Entretanto, após entrar em contato com o organismo o vírus permanece em seu interior em estado de latência, podendo ser reativado em diferentes situações, principalmente nos casos de alterações imunológicas.

Dessa forma, o CMV é o patógeno oportunista mais comum e causa problemas graves para pacientes imunocomprometidos, como pacientes com AIDS e transplantados, sendo reconhecida como a infecção com maior taxa de morbidade e mortalidade. Além disso, pode levar complicações para as gestantes, pois a infecção congênita ocasiona sequelas como a surdez, cegueira, microcefalia e também deficiência intelectual ao feto. A doença pode resultar de uma infecção primária, reinfecção com uma nova estirpe do vírus ou reativação do vírus latente. Dependendo do tipo de tecido e do estado imunológico do hospedeiro, o citomegalovírus participa da infecção de maneiras diferentes:

  • Infecção aguda: com desenvolvimento altamente produtivo;
  • Infecção persistente: com baixos níveis de replicação;
  • Infecção latente: na qual a replicação viral está estagnada, sendo que o mecanismo da reativação é em grande parte desconhecido.

O reconhecimento da importância clínica do vírus neste contexto aliado ao avanço das modalidades diagnósticas e a terapêutica adequada podem reduzir drasticamente a frequência de complicações e o risco de vida desses pacientes, melhorando sua qualidade de vida.

A técnica da PCR – Polymerase Chain Reaction – oferece inúmeras vantagens, principalmente se comparada aos métodos convencionais, para Diagnóstico de infecção por CMV, pois possui alta sensibilidade, especificidade e permite a quantificação do alvo pesquisado em pouco tempo. Todas essas características permitem realizar um tratamento eficaz da infecção e reduzir ou eliminar as complicações para a saúde.

| NEWSLETTER

Fique por dentro e receba
as nossas novidades

Disponível de segunda à sexta, das 9h às 22h e sábado das 12h30 às 20h