O QR Code, que é uma versão bidimensional do código de barras, já é bastante utilizado em diversas áreas econômicas e sociais, seja para realizar pagamentos ou direcionar os usuários para uma página web específica.
A sigla, que significa Quick Response Code, existe desde 1970 e consiste em um gráfico 2D que pode ser lido por câmeras da maioria dos celulares do mundo.
Segurança do QR Code para área de saúde
A praticidade do QR Code fez com que os mais variados segmentos o adotassem, e não seria diferente na área da saúde.
Uma das maneiras como essa tecnologia é aplicada neste segmento é nos resultados de exames médicos. Além de ser uma alternativa rápida, é um meio que garante a segurança do resultado, visto que o risco de fraude diminui consideravelmente. O ID8 – Inovação em Diagnóstico conta com esse diferencial em seus exames.
“O QR Code nos laudos de
exames médicos permite que a veracidade das informações possam ser facilmente
verificadas. Ao fazer a leitura do QR Code, ocorre a abertura de uma página web
onde uma cópia do laudo é apresentada. Assim, é possível confrontar as
informações entre o laudo apresentado pelo paciente e o laudo do sistema”.
Rodrigo Faitta Chitolina
Supervisor de laboratório e responsável técnico do iD8
Exame com QR Code obrigatório em viagens internacionais
Nos últimos meses, alguns países tornaram obrigatório, tanto na entrada como na saída de viagens internacionais, a apresentação do exame molecular de antígeno RT-PCR negativo, 72 horas antes do embarque. Por este motivo, o uso de QR Code nos resultados dos exames começou a ser requisitado, para evitar fraudes e/ou adulterações no laudo médico.
Os laboratórios de análises clínicas ao redor do mundo já passaram a aderir o uso do QR Code nos resultados de exames médicos, como é o caso do ID8, que já chegou a emitir mais de 100 mil laudos de RT-PCR em um único mês. Na prática, os exames são parametrizados para liberação com QR Code de verificação e validação.